sábado, 4 de julho de 2009

Gordura é formosura?

Acabei de ouvir uma frase que me levou, mais uma vez, a pensar no assunto:
É que há dois tipos de pessoas gordas: as infelizes e as que disfarçam que são felizes.

Eu não seria tão drástica...Mas, e apesar de às vezes ser criticada por pensar assim, concordo plenamente que ninguém que tenha peso em excesso se sinta bem com o seu corpo, se sinta completamente feliz.

Muitas vezes diz-se que os gordos são os mais animados, estão sempre com um sorriso. Pois os que assim são, na maior parte das vezes, é para tentarem ser bem aceites num grupo, transmitem alegria, animação e são boa companhia.

Outras vezes são mesmo os "palhaços" de serviço porque até brincam com o facto de serem tão gordos. E atenção, não digo palhaços no sentido de rebaixar nem nada negativo, mas sim pelo facto de brincarem com isso. Temos o caso do Fernando Mendes...

Há, também, as pessoas que dizem que gostam de ser assim e que quem não gostar que não olhe...Bem, isto pode ser explicado por se mentalizarem disso já que acham que é extremamente difícil fazerem dieta.

Sinceramente, não acredito que haja alguém gordo que realmente se sinta bem, ainda que o afirme. E vocês?

6 comentários:

Sara disse...

Concordo contigo. Há gente que sendo gordo/a gosta de criticar os magros para se sentirem melhor (eu diria, menos mal). Alegam que gostam de ser gordos e que quando tinham menos 20 kg eram feios e sem graça... Pelo menos conheço uma pessoa que é assim mesmo.
No entanto não acretito que todos os gordos se sintam mal consigo mesmos...

Patricia disse...

Ponto 1 e para deixar claro estou de dieta pelo 1ª vez na minha vida e desde a minha adolescência sou gordinha.
Se sempre fui feliz? Não. Mas será que todos os magros, foram sempre felizes?
Mas apenas agora, depois de ser mãe, tive vontade de fazer dieta, À séria, indo a um médico que é refª no "sector" do emagrecimento.
Acho que não se pode generalizar, correndo o risco de meter tudo no mesmo saco. As pessoas são gordas ou magras. Mas são também altas ou baixas. Feias ou bonitas. Optimistas ou pessimista e a lista é interminável... E é o conjunt de tudo, que faz de ti feliz ou não.

L de Leão disse...

Não digo que os magros o são, pelo contrário, quem não consegue engordar geralmente sente-se mal com isso. Agora a minha opinião é que quem é gordo não se sente bem com isso, não se sente feliz com o seu corpo.

Quanto a ser feliz na generalidade, qualquer que seja o motivo que nos incomode pode condicionar essa felicidade, daí a gordura ser um deles. E também disse que não seria tão radical como quem disse a frase, apenas penso que não se sente bem com o seu corpo assim. Daí que a felicidade não seja plena, se é que ela existe.

Olhos Dourados disse...

Bem, nunca fui gorda, mas já fui magra e chateava-me muito não conseguir engordar! lol.
Eu acho que qualquer coisa que nos incomode faz com que não sejamos completamente felizes, penso eu.

tatanita disse...

Concordo ctg em todas as virgulas e pontos finais, não acredito que as pessoas gordas sejam felizes, eu sou... gordinha e não sou feliz, agora a questão é:
- abdicar e sacrificar-se para fazer dieta e exercício e ser infeliz porque nunca pode comer nada que goste
- tentar viver com as gordorinhas
Eu tento "fechar a boca", mas por vezes é complicado, não sou feliz com o meu corpo, mas quando faço dieta sou infeliz porque não como!!! O que fazer??!?!?! eis a questão né!!!

L de Leão disse...

Tatanita, o "segredo" é sabermos equilibrar!

Comer bem não significa eliminar por completo essas coisas boas cheias de calorias. Se há um dia em que se comem essas coisas, tenta-se reduzir no resto. Um dia, uma vez ou outra, não estraga! O que é preciso é ser saudável a maior parte das vezes para que esses dias nem se notem no peso ;)