quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como?

Como disse há uns dias, vou começar a dar formação.
Isto não é propriamente novidade para mim porque já fiz muitas sessões para muitos tipos de pessoas. Mas quando se trata de uma matéria complicada, um bocadinho chata, de pessoas sem motivação, que já não estudam há anos, alguns com a idade dos meus pais...fico assustada!
Apesar de ter alguma experiência, é a primeira vez oficialmente como formadora e tendo uma turma por um tempo.

E tenho medo de não conseguir cativá-los, de estar insegura, de não conseguir explicar a matéria chata de uma forma interessante, já que é essencial para o curso que estão a frequentar.

Ideias para cativar uma turma difícil precisam-se!

5 comentários:

ADEK disse...

Acho que a chave é pareceres interessada no que estás a dizer! Às vezes dou por mim quase a dormir em palestras de tema interessante, mas onde o formador está com ar aborrecido, e quase a dar pulinhos de alegria e motivação em temas aborrecidos, só porque a pessoa está ali com toda a alma. Se eles mesmo assim não ficarem contagiados, acho que a saída é ver a coisa como um trabalho que é necessário fazer, e esperar que acabe rápido:X

Josefina disse...

lamento não poder dar grandes ideias. Apenas sugiro que tentes puxar ao máximo por eles e aproveitar o que dizem e explorar, irá fazê-los sentir uteis e estimulados!

Beijinhos e boa sorte*

Me disse...

Tenta aplicar a informação que vais ensinar ao dia-a-dia deles! Mostra-lhes que aquilo que vão aprender tem uma aplicação real e prática ;)

Olhos Dourados disse...

Depende da turma, actividades e jogos normalmente as pessoas gostam

Sara disse...

Tenta envolvê-los com pequenas tarefas em grupo que eles próprios tenham de fazer durante o tempo da aula. É muito mais significativo para eles aprenderem qualquer coisa que estejam eles próprios a elaborar... Além disso sempre ficas um pouco mais liberta da parte aborrecida de fazer ums sessão inteira expositiva e podes falar mais individualmente com cada um dos alunos, percebendo quais são as dificuldades e expectativas de cada um.

Nas aulas da faculdade faço sempre isso e os alunos gostam sempre da parte prática da sessão... Experimenta e depois diz-me como correu!!!

Quando a estares receosa, não te preocupes. Eu já dou aulas há anos suficientes para não estar nervosa, mas vou sempre um pouco expectante para as aulas. Pode estar sempre tudo muito bem organizado e planeado ao milimetro, mas por vezes o rumo altera-se e temos de se flexíveis para o fazer, principalmente quando os nossos alunos são adultos.

Beijinhos grandes e bom trabalho!