terça-feira, 2 de março de 2010

Sobre as unhas!

Hoje vou tentar dar algumas dicas para termos sempre as mãos bonitas, com umas unhas bem cuidadas. 
Apesar de não me considerar nenhuma especialista, desde sempre aprendi a fazer a minha manicure, talvez por influência grande da minha mãe, e a verdade é que só gosto das unhas arranjadas por mim.

Então, vou dizer alguns passos que acho fundamentais e que, com a prática, se tornam bem rápidos e fáceis de fazer!

1º Ter sempre as mãos hidratadas usando um bom creme (nunca sai da minha mala).

2º Antes de fazer a manicure, lavar bem as mãos e deixar amolecer a pele ficando mais tempo na água.

3º Aplicar um óleo hidratante no contorno das unhas, nas cutículas. Aqui podem usar óleo de amêndoas doces, por exemplo. Eu uso um que já não sei onde comprei, mas até a Risqué tem.

4º Com uma lima que tenham com bico ou até um utensílio próprio para o efeito, contornem a unha para remover peles mortas ou só levantá-las. Aqui é importante empurrar bem as cutículas para trás no início da unha. Isso faz com que as unhas pareçam maiores, mais delineadas e mais bonitas.

5º Usar um alicate pequeno para remover as cutículas que ficaram levantadas, sem cortar demasiado.

6º Limar as unhas com lima de papel (não é tão agressiva). E este passo difere consoante o gosto de cada pessoa. Na minha opinião, e de uma forma geral, as unhas ficam mais bonitas com um comprimento que passe um bocadinho o dedo, nem rentes, nem demasiado compridas. Também prefiro que tenham uma forma mais quadrada e, para tal, basta passar a lima na horizontal com movimentos repetidos. Mas há sempre excepções como a minha mãe que tem sempre as unhas perfeitas e são compriditas e arredondadas. 

Aqui, lima-se consoante o tamanho que se quiser; nunca corto as unhas.

7º Usando a lima, ficam sempre uns vestígios na parte interior da unha e então uso o mesmo utensílio ponteagudo e passo debaixo da unha para tirar.

8º Lavar de novo as mãos, para que não fiquem vestígios que atrapalhem a aplicação do verniz. E para quem tem o hábito de hidratar as mãos logo a seguir a lavar, neste caso não o pode fazer. Eu noto que quando tenho creme nas mãos e verniz não adere tão bem.

9º Usar uma base fortalecedora antes do verniz que também evita que este seja tão agressivo, sobretudo com cores fortes por poderem deixar as unhas amarelas.

10º Escolher um verniz lindo e aplicar duas vezes, com cuidado para não sair da unha.

11º Aplicar novamente uma camada de base fortalecedora. Eu sei que é base e supostamente é para ser usada só como tal, mas tenho usado também para finalizar e, para além de garantir mais brilho, o verniz dura bem mais tempo.

12º Esperar que o verniz seque e remover os excessos que possam ter ficado. Eu não costumo usar corrector porque geralmente fica direitinho, mas é uma boa solução. Com o hábito e a prática quase não vão precisar dele.


Bem, espero ter dado boas dicas e que não tenha sido muito confusa! 
Sou incapaz de sair de casa com as unhas por arranjar e, parecendo muitos passos, são realmente rápidos de fazer.

14 comentários:

Su m disse...

Xiii... tanta coisa!

Por isso é que prefiro ir à manicure :P
É que antes tinha esse trabalho todo para passado 2 dias já estarem uma desgraça.

Marisa Góis disse...

Tanta dica! Confesso que a parte que menos gosto em mim é das mãos... Não consigo mantê-las bonitas porque não as acho bonitas por natureza --'
Beijinho grande
Marisa ♥

Miss L. disse...

Eu gostava de fazer isso tudo, mas para alem de nao ter jeito, irritam-me depois que de um dia para o outro ja nao estejam bem porque os trabalhos da casa não permitem! E não gosto de usar luvas!

Mas gostava de as ter bonitas sim, e nao sei limá-las correctamente, acabo sempre por cortar!

Marisa disse...

Gosto de ter as minhas unhas arranjadas, mas não tenho muitos cuidados com elas. Uso o corta-unhas em vez da lima em cartão (alias é raro usar uma lima). Por sorte tenho as unhas fortes e só preciso de as hidratar e de ter a cuticulas sempre em dia assim como o verniz :)

Josefina disse...

Boas dicas, eu quando arranjo em casa salto a maior parte dos passos, dai não ficarem tão bem como na manicure! Tenho de arranjar os acessórios que me faltam :)

Beijinhos*

E? disse...

Excelentes dicas!!
Até fiquei com vontade de dedicar mais tempo a arranjar as unhas ;)

E confesso que detesto limá-las, mas lá tem que ser...

Queen of Hearts disse...

Adorei ler estas dicas! A ver se tenho mais paciência para conseguir levar tudo a cabo direitinho...

Olhos Dourados disse...

Eu costu,o fazer assim.

Style disse...

Eu confesso que antes da lima uso um corta unhas... e não gosto muto de cortar as cuticulas... só mesmo um espigão que tenha!

Kiss*

Miss Star Pink disse...

Obrigada mesmo pelo post! És uma queriducha! Beijo bem repenicado.

Pois com tanta coisa não me admira nada que tenhas umas unhas assim tão bonitas. Vou ter que investir em acessórios, não tenho tudo que referiste.

L de Leão disse...

Su, das poucas vezes que fui à manicure estraguei logo alguma unha a entrar no carro, ou pegar na mala, enfim..em casa seca bem melhor.

Quanto ao excesso de passos, muitas vezes há alguns que não se cumprem! Isto que referi é o que faço mais completo. Há sempre dias em que só há tempo para pintar mesmo!

Fio Norte disse...

As minhas lascaram... Logo tenho que arranja-las vou seguir casa passo... Espero ter sucesso...
Catarina

Jo disse...

Boas dicas, e umas unhas bem tratadas fazem logo uma grande diferença :)


Bjs

Saltos Altos Vermelhos disse...

adoro ver mãos bem cuidadas! ;)