quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não entendo...

“A pílula actua inibindo a ovulação. Não havendo ovulação, não há gravidez”, explica o Dr. Daniel Pereira da Silva. O presidente da SPG acrescenta que “este método contraceptivo torna o mucocervical espesso e intransponível aos espermatozóides e o endométrio (uterino) não receptivo, existindo ainda interferência na motilidade das trompas”.

Fica assim facilmente explicado o melhor benefício da pílula que passa por “permitir que as mulheres e os casais evitem uma gravidez quendo não o desejem”, fundamenta a Dra. Lisa Vicente.
Não há métodos contraceptivos reversíveis, que sejam 100% eficazes. A pílula desde que seja tomada com rigor, sem falhas e sem esquecimento atinge a eficácia total, desde que não haja vómitos, diarreia e não se usem outros medicamentos associados que interfiram na sua segurança.

O problema é que, não raras vezes, a mulher atrasa a toma do comprimido ou esquece-se de o fazer e continua a ter relações como se estivesse protegida. É incrível a frequência e a inconsciência com que o fazem.
Em teoria diríamos que é quase 100% eficaz, sendo a taxa inferior a uma em mil. Porém, deve pensar-se que o uso prático se faz em pessoais reais com os seus despistes e esquecimentos. A eficácia corrente é pois muito inferior.

Sendo assim, porque há miúdas a engravidarem sem planearem? Sim, miúdas...hoje estive perante um caso de uma rapariga de 18 anos, vive com os pais e tem namorado. Está grávida de 1 mês e não foi planeado...Porque é que as pessoas acham que nunca acontecem as coisas com elas, o que custa tomar um comprimido todos os dias?
Uma pessoa sem ter noção das dificuldades da vida, com mentalidade de quem ainda brinca com bonecas, a juventude perdida...revolta-me!

"Quem anda à chuva molha-se", protejam-se!!

Sem comentários: